Dor Ciática – Sintomas, Causas e Tratamentos

O que é Dor Ciática?

É uma condição que afeta uma parcela considerável da população, causando desconforto significativo e impactando a qualidade de vida. É caracterizada por uma dor aguda, em queimação, que se irradia ao longo do nervo ciático.

O nervo ciático é o mais longo e largo do corpo humano, estendendo-se desde a região lombar, descendo pela parte posterior de cada perna. Quando esse nervo é comprimido ou irritado, pode resultar em sintomas dolorosos que variam de desconforto leve a dor intensa.

Sintomas

Dor irradiando pela perna: A dor muitas vezes se estende desde a parte inferior das costas até a perna, podendo atingir os pés e dedos.

Formigamento ou dormência: Sensações de formigamento ou dormência ao longo do trajeto do nervo ciático.

Fraqueza muscular: Pode haver uma sensação de fraqueza nos músculos afetados, prejudicando a mobilidade.

Piora ao sentar: A dor ciática muitas vezes piora ao permanecer sentado por longos períodos.

Doenças Associadas à Dor Ciática

É de suma importância identificar a causa raiz da dor. Enquanto ela não for devidamente tratada, os sintomas somente serão mascarados e poderão se agravar ao longo do tempo. Em um quadro mais avançado está geralmente associada a um dos seguintes diagnósticos:

Hérnia de disco: Uma das causas mais comuns, onde o material interno do disco espinhal pressiona o nervo ciático.

Estenose espinhal: O estreitamento do canal vertebral, geralmente associado ao envelhecimento.

Síndrome do piriforme: O músculo piriforme, localizado nas nádegas, pode comprimir o nervo ciático.

Lesões ou traumas: Acidentes que levam a lesões na coluna vertebral podem desencadear dor ciática.

Tratamentos

O médico deverá levar em consideração o histórico do paciente, assim como a gravidade do quadro para sugerir opções individualizadas, que podem incluir:

Correção de postura: Determinadas lesões podem ser causadas pela má postura. Corrigir a postura é fundamental e o primeiro passo para um tratamento efetivo.

Fisioterapia e treino de baixo impacto: Exercícios específicos podem fortalecer a musculatura do core, aliviando a pressão sobre o nervo ciático. Saiba mais sobre a importância de fortalecer o core clicando aqui

Medicação: Analgésicos, anti-inflamatórios e relaxantes musculares podem ajudar a aliviar a dor e a inflamação.

Injeções de corticosteroides: Podem ser administrados através das infiltrações ou bloqueio dos nervos, para reduzir a inflamação ao redor do nervo ciático.

Cirurgia: Em casos crônicos, a cirurgia pode ser considerada para aliviar a pressão sobre o nervo. Hoje em dia, a cirurgia endoscopica é uma opção minimamente invasiva com resultados imediatos.

Prevenção

Adoção de hábitos saudáveis, como prática de exercícios para o fortalecimento do core, tais como alongamentos, pilates ou RPG, alimentação balanceada e bons hábitos de postura e ergonomia contribuem para o bom condicionamento fisiológico da coluna.

Quem Mais Precisa se Prevenir?

• Motoristas em geral (de caminhão, ônibus, van, táxi, aplicativos…);
  • Operadores de máquinas;
  • Trabalhadores que carregam peso;
  • Praticantes de exercícios físicos que já sofreram dor ciática;
  • Sedentários;
  • Indivíduos acima do peso.

Se você está passando por dor ciática saiba que existem opções de tratamento eficazes disponíveis e um profissional de saúde pode ajudar a encontrar a melhor solução.