A hérnia de disco acontece quando uma parte do disco intervertebral — uma espécie de “almofada” entre as vértebras da coluna — se desloca ou se rompe, pressionando os nervos ao redor. Isso pode causar dor nas costas, formigamento, fraqueza muscular e até dor irradiada para braços ou pernas, dependendo da região afetada.
Receber este diagnóstico pode assustar, mas a boa notícia é que, com os cuidados certos, é possível controlar os sintomas e manter uma boa qualidade de vida. Um dos pontos mais importantes é saber o que evitar no dia a dia para não piorar a condição e, ao mesmo tempo, ajudar na recuperação.
Movimentos Bruscos e Repetitivos
Dobrar o corpo rapidamente, torcer a coluna ou levantar pesos de forma errada são movimentos que aumentam a pressão nos discos da coluna. Se você precisa pegar algo do chão, prefira agachar com os joelhos dobrados e mantenha a coluna reta.
Carregar Peso em Excesso
Evite carregar mochilas pesadas, sacolas cheias ou objetos que exigem esforço. O ideal é sempre dividir o peso entre os dois lados do corpo e, se possível, pedir ajuda. Sobrecarregar a coluna pode piorar a hérnia e gerar crises de dor.
Carrega peso? Clique e confira 10 dicas rápidas para proteger sua coluna.
Ficar Muito Tempo Sentado ou Deitado na Mesma Posição
A postura sedentária prejudica a circulação e pode aumentar a rigidez muscular. Faça pausas regulares para se alongar ou caminhar um pouco, especialmente se você trabalha muito tempo sentado. O mesmo vale para quem fica muito tempo deitado: o ideal é se movimentar de tempos em tempos, mesmo em repouso.
Saiba como melhorar a sua ergonomia no escritório. Clique aqui.
Exercícios de Alto Impacto
Atividades como corrida, saltos, lutas ou musculação pesada podem agravar a hérnia de disco. Opte por exercícios de baixo impacto, como pilates, natação, caminhadas leves ou yoga (sempre com orientação profissional). O foco deve ser fortalecer a musculatura que sustenta a coluna sem causar mais lesões.
Clique e confira 5 exercícios de baixo impacto para quem tem hérnia de disco.
Má Postura
A forma como você se senta, caminha e até dorme interfere diretamente na saúde da sua coluna. Evite curvar os ombros, inclinar a cabeça para frente por muito tempo (como ao usar o celular) e evite colchões muito moles ou muito duros. A boa postura é uma aliada no alívio da dor.
Saiba mais sobre a síndrome do pescoço de texto clicando aqui.
Automedicação
Tomar remédios por conta própria pode mascarar os sintomas e atrasar o tratamento correto. Além disso, alguns medicamentos podem ter efeitos colaterais indesejados. Sempre consulte seu médico antes de usar qualquer remédio para dor ou inflamação.
Clique e conheça os perigos da automedicação para alívio da hérnia de disco.
Cuide-se!
Com atenção, cuidado e acompanhamento médico, é possível controlar os sintomas, fortalecer o corpo e evitar a progressão da hérnia. O segredo está em respeitar os limites do seu corpo e manter uma rotina saudável e ativa, sempre com orientação profissional.
Além disso, manter hábitos saudáveis como uma alimentação equilibrada, sono de qualidade e prática regular de exercícios de baixo impacto ajuda não só na recuperação da hérnia de disco, mas também na prevenção de outras doenças. Cada corpo reage de forma diferente, por isso, seguir as orientações de especialistas é essencial para alcançar bons resultados a longo prazo.
Você está com dor? Agende sua consulta hoje mesmo!
Se você está sofrendo com dores ou lesões saiba que existem opções de tratamento eficazes disponíveis e um profissional de saúde pode ajudar a encontrar a melhor solução.