O uso do celular tornou-se, há muito tempo, indispensável para a rotina. Seja para trabalhar, comunicar-se com a família, fazer compras ou desestressar, cada vez utilizamos os aparelhos móveis com mais frequência. Todavia, usufruir excessivamente de toda essa tecnologia sem cuidados com a ergonomia pode acabar tendo um preço: sua coluna pode ficar comprometida com o passar do tempo.
Brasileiros são os que Mais Usam o Smartphone
De acordo com uma pesquisa feita pela empresa AppAnnie – que examina a indústria dos apps e seu desempenho – em 2021, brasileiros usaram, em média, o smartphone por 5,4h no dia e conquistaram este título pelo 2º ano consecutivo. Atualmente, este número pode ser ainda maior!
Entenda a Síndrome do Pescoço de Texto
É uma lesão causada por esforço repetitivo devido à má postura pelo uso excessivo de celulares e tablets, por exemplo. Com o costume de olhar para baixo com frequência, seja para a tela do celular ou computador, alteramos a estrutura do pescoço.
Devido à força da gravidade, ao inclinarmos a cabeça para baixo ao usar o smartphone, por exemplo, o peso, que é em média de 5 kg, pode aumentar para aproximadamente 27 kg. Isso faz com que aumente a pressão de uma vértebra em relação a outra e cause dor. Com o tempo, o incômodo pode tornar-se crônico, gerando complicações ortopédicas e dificultando o tratamento.
Ângulo de inclinação do pescoço x peso da cabeça
Sintomas e Efeitos
Os sintomas iniciais, em geral, envolvem dores e incômodos na região do pescoço. Caso você sinta algum deste sintoma de forma isolada ou em conjunto, fique atento(a):
- Dificuldade de movimentação do pescoço
- Dor nos ombros, pescoço e ou cabeça
- Região tensa, ‘dura’ e resistente
- Dormência nos membros superiores (mãos e dedos)
- Desalinhamento da coluna
- Artrite
- Compressão das vértebras
- Hérnia de disco
Como Evitar?
Policie o tempo de uso do celular ou de qualquer outro aparelho eletrônico. Sempre faça pausas regulares e mantenha a postura correta. Se possível, use móveis ao seu favor, como cadeiras ergonômicas, apoios, etc. Exercícios físicos, boa alimentação e hidratação também são fundamentais para o fortalecimento prévio.
Segure o Aparelho Próximo aos Olhos
Esta posição evita que você mantenha o pescoço inclinado para baixo. Ao inclinar para frente geramos mais fadiga na musculatura e estrutura óssea da coluna cervical.
Tratamentos
Os tratamentos variam de acordo com o grau da lesão de cada paciente. Há casos que são reversíveis de forma mais simples, através de fisioterapias, exercícios na região, alongamentos e mobilidade. Porém, se o quadro evoluir para uma hérnia, por exemplo, o tratamento pode ser feito através de cirurgia.
Se você está sofrendo da síndrome do pescoço de texto, é essencial procurar orientação médica para avaliar as opções de tratamento mais adequadas ao seu caso específico.