Osteoporose – Verdades e Mitos

Para entendermos como a osteoporose age em nosso corpo, é relevante o entendimento de como a matriz óssea é metabolizada em nosso corpo.

Como é Formado o Osso?

A metabolização óssea é um processo que envolve três principais tipos de células ósseas: osteoblastos, osteócitos e osteoclastos.

Osteoblastos: São células responsáveis pela formação de novo tecido ósseo. Eles secretam colágeno e outras proteínas, que formam uma matriz óssea.

Osteócitos: São células maduras, calcificadas, derivadas dos osteoblastos.

Osteoclastos: São responsáveis pela reabsorção óssea, ou seja, pela remoção do tecido ósseo antigo ou danificado (‘digestão’). Isso é parte do processo normal de remodelação óssea, no qual o osso é continuamente renovado e substituído.

E na Osteoporose?

Nos ossos de uma pessoa saudável, os osteoclastos trabalham em conjunto com os osteoblastos para manter um equilíbrio entre a formação e a reabsorção óssea, um processo conhecido como remodelação óssea.

Na osteoporose, há um desequilíbrio no processo de remodelação óssea, no qual a reabsorção supera a formação. Isso resulta em uma diminuição da densidade óssea e um aumento do risco de fraturas.

Meme exemplifica o desequilíbrio do osteoclasto em pacientes com osteoporose.

A Osteoporose Geralmente Não Apresenta Sintomas Até Ocorrer Fratura ou Lesão? VERDADE!

Ela é conhecida como uma “doença silenciosa” porque, na maioria dos casos, não apresenta sintomas evidentes até que ocorra uma lesão.
Perda óssea gradual: a osteoporose é caracterizada por uma perda gradual de densidade óssea ao longo do tempo. Essa perda de densidade óssea não causa dor ou outros sintomas perceptíveis até que os ossos estejam significativamente enfraquecidos.

O Cálcio Auxilia no Tratamento da Osteoporose? VERDADE!

A composição inorgânica do osso é formada, basicamente, por cálcio e fosfato. A ingestão de boas fontes de cálcio, aliada a um tratamento médico individualizado, pode contribuir para a fabricação das novas células ósseas, responsáveis pelo aumento da massa óssea.

A Osteoporose só Afeta Mulheres Idosas? MITO!

Embora seja mais comum em mulheres após a menopausa, os homens também podem desenvolver osteoporose, especialmente com o avanço da idade.

Pessoas Com Osteoporose Não Podem Praticar Atividade Física? MITO!

Pelo contrário! O exercício físico (quando realizado sob supervisão) é um ótimo aliado à doença, pois contribui para o aumento da produção óssea em nosso corpo, reduzindo a chance de lesões.

Fatores Genéticos Podem Contribuir Para a Doença? VERDADE!

Pacientes com histórico familiar desta patologia precisam ter atenção redobrada à prevenção.

Como se Prevenir?

• Atividade física regular;
  • Alimentação saudável, rica em boas proteínas e cálcio para a manutenção da produção óssea;
  • Manter o nível de vitamina D dentro dos parâmetros normais;
  • Boa hidratação;
  • Evitar tabagismo e álcool.

Fatores de Risco:

• Dieta pobre em cálcio;
  • Menopausa precoce;
  • Membros da família com osteoporose;
  • Sedentarismo;
  • Sexo feminino;
  • Idade avançada;
  • Tabagismo e consumo de álcool.

Tratamentos Disponíveis:

Por se tratar de uma doença crônica e degenerativa, ela não possui uma cura propriamente dita, porém, com o avanço da medicina, é possível reverter parte do tecido ósseo perdido. Os tratamentos podem incluir suplementação de vitaminas e minerais, reeducação alimentar, boas práticas de exercícios físicos e medicamentos para controlar a perda do material ósseo.

Se você está sofrendo com osteoporose saiba que existem opções de tratamento eficazes disponíveis e um profissional de saúde pode ajudar a encontrar a melhor solução.