Cervicalgia – Você Sabe o Que é?

A cervicalgia, popularmente conhecida como dor no pescoço, é uma condição que afeta milhões de pessoas em todo o mundo, podendo variar de desconforto leve a dor intensa e pode ser temporária ou crônica.

Causas da Cervicalgia

A dor no pescoço pode ser desencadeada por uma variedade de fatores, incluindo:

Tensão Muscular

Postura inadequada, movimentos repetitivos ou tensão emocional podem levar à tensão muscular no pescoço, resultando em dor.

Lesões

Lesões traumáticas, como torções, pancadas ou estiramentos, podem causar danos aos tecidos moles do pescoço, provocando dor.

Degeneração Discal

O envelhecimento natural da coluna vertebral pode resultar em degeneração dos discos intervertebrais, levando à compressão dos nervos e à dor no pescoço.

Hérnia de Disco

Uma hérnia de disco na região cervical pode ocorrer quando o material do disco se projeta para fora e pressiona os nervos, causando dor.

Artrite

Condições como osteoartrite podem afetar as articulações da coluna cervical, resultando em inflamação e dor.

Anatomia da coluna cervical composta por 7 vértebras

Grupos de Risco

• Idosos – cervicalgia é mais comum com o envelhecimento;
  • Atletas de esportes de contato, sujeitos a lesões;
  • Motoristas;
  • Pessoas que trabalham muito tempo em frente ao computador ou celular, ficando sentadas por longos períodos.

Sintomas

Os sintomas da cervicalgia podem variar de pessoa para pessoa, mas geralmente incluem:

• Dor localizada no pescoço que pode se estender para os ombros, braços ou cabeça;
  • Rigidez ou dificuldade de movimentação do pescoço;
  • Sensação de tensão ou aperto nos músculos do pescoço;
  • Dor que piora com determinados movimentos ou posições.

Confira algumas dicas que ajudarão a prevenir problemas na cervical:

Travesseiro Adequado

O travesseiro possui papel fundamental para apoiar o pescoço durante o sono. Escolha um que ofereça suporte adequado, evitando tensões à coluna vertebral.

Ergonomia e Pausas no Trabalho

Seu local de trabalho precisa estar corretamente configurado, ajustado corretamente ao seu alinhamento corporal. Paralelamente, faça pausas regulares para movimentar-se, evitando ficar longos períodos em uma posição fixa.

Carregue Peso da Forma Correta

Utilize a técnica correta para levantar peso, evitando forçar sua estrutura corporal. Carrega peso? Saiba mais clicando aqui.

Estilo de Vida

Hidratar-se e ter uma boa alimentação, aliada a uma rotina de exercícios físicos, são hábitos que contribuem para o bom funcionamento do corpo humano como um todo.

Atente-se ao Uso do Celular

Olhar muito tempo para baixo pode acabar resultando em uma tensão excessiva colocada na coluna cervical devido à postura inadequada no uso desses dispositivos. Isso pode resultar na lesão do pescoço de texto – text neck. Saiba mais sobre a síndrome text neck clicando aqui.

Tratamento da Cervicalgia

O tratamento pode variar de paciente para paciente. Na maioria dos casos, a cervicalgia pode ser tratada com medidas simples, como mudanças no estilo de vida, reeducação postural, fisioterapia e pilates.

Caso o quadro for causado por hérnia de disco ou alterações degenerativas, opções adicionais poderão ser exploradas pelo seu médico, como as cirurgias minimamente invasivas. Clique e confira o caso de uma fisiculturista que realizou a cirurgia minimamente invasiva e, em pouco tempo, já retornou às suas competições esportivas.

Se você está passando por dores no pescoço saiba que existem opções de tratamento eficazes disponíveis e um profissional de saúde pode ajudar a encontrar a melhor solução.